31.7.09

Por
Vanderlei de Barros Rosas


Navegando e Criando na Internet
Situação problema
Sua escola montou um laboratório de informática, tendo a preocupação de equipá-la com Internet banda larga porque acredita no potencial dessa tecnologia para ampliar o universo do conhecimento de seus alunos. Os professores se reuniram e decidiram realizar um projeto que envolvesse a cultura da pesquisa. Ao final do bimestre, na reunião pedagógica, houve um debate sobre alguns problemas que se apresentaram nos trabalhos entregues pelos alunos: cópia de trabalhos na íntegra da Internet, trabalhos idênticos na mesma turma, cópia de trechos inteiros sem referência à fonte, conteúdo duvidoso ou errado, além disso, sentiram que os alunos ficavam meio perdidos sobre qual site escolher para coletar a informação, surgindo também problemas de acesso a sites indevidos. Os professores ficaram muito preocupados, questionaram-se sobre o papel da Internet na escola e resolveram rediscutir sua ação.

A Cultura do Ctrl C e Ctrl V
“Nada se cria… tudo se copia”.

A questão problema não é nova, apenas dispõe de novas tecnologias para sua expressão.
Penso que a questão não seja a forma com que a pesquisa é feita, mas como a pesquisa é solicitada, ou seja, é uma questão de enquadramento.

Ainda não temos a cultura da pesquisa e pesquisação. Ainda estamos presos a algumas idéias culturais, e muitas vezes são falaciosas, que impedem que haja uma evolução quantitativa e qualitativa na educação, do tipo.

... “quem não cola... não sai da escola”... “cola é uma forma de estudo!”...
“afinal, todo mundo já colou uma vez ... todo mundo faz... vou fazer também ...”

Vivemos num país onde “nada se cria... tudo de copia”, e o pior de tudo se copia errado... pior que isso só produto paraguaio...

Educação tem que vir seguido de ética e cidadania, portanto mais do que mudança comportamental, precisamos resgatar a necessidade de uma mudança de mentalidade. Mas o que podemos fazer de prático, já que na prática nossos alunos usam o recurso da internet indevidamente?

I - Estratégias para desenvolver competências e habilidades de pesquisa

Quando trabalhamos com educação precisamos entender que a conscientização é a via régia.

Aplico a palavra “conscientização”, não no sentido de convencimento ou persuasão, mas no sentido de tornar o aluno consciente da realidade que o cerca, a partir de sua própria leitura consciente do mundo... consciente de si, do outro e do mundo.
Nos dizeram que deveríamos estudar, mas não nos explicaram como fazer isso...

Uma boa proposta de aula é ensinar o nosso aluno a aprender a ler o mundo e os textos escritos através dos instrumentos do filosofar. (ARANHA, 2000) 1ARANHA, Maria Lúcia. Temas de filosofia. Autoras. Maria Lúcia de Arruda aranha e Maria Helena Pires Martins. Ed. Moderna, 2a edição 2000. p.11 -26

Explicar que a leitura de mudo é uma leitura da vivência de cada um através da sua percepção pessoal da realidade que o cerca, bem como sua subjetividade, que é confrontada com a subjetividade do outro.

Expor ao aluno que vivemos numa sociedade que foi construída historicamente num processo de encontro e desencontros de idéias, que nossos conceitos sociais e pessoais são construções históricas.

Mostrar ao nosso aluno que um texto (tecido) é uma construção complexa (trama), passando da leitura emocional a leitura racional.
Na leitura emocional envolvemos nossas emoções como critério de gosto, Já na leitura racional estabelecemos etapas de entendimento: sentido denotativo, sentido conotativo, problematização e crítica.

Após este processo de entendimento da leitura precisamos ensinar nosso aluno regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas e suas aplicações no processo de pesquisa, desde a elaboração do projeto de pesquisa, coleta de dados através de fichamentos, análise e seleção destes dados, até a produção do texto, em especial na editoração, onde existem regras bem rígidas (e chatas) sobre a formatação dada ao trabalho final (fichamento, artigo, monografia, dissertação ou tese).

II - Relação ética com o conhecimento produzido por outros autores.
A questão dos direitos autorais deve ser bem trabalhada entre nossos alunos (discentes) e principalmente entre os docentes.

Nossos alunos precisam pensar suas práticas e vivências sociais a partir da realidade que os cerca diante dos instrumentos disponíveis para perceber os processos históricos envolvidos.

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estão disponíveis na internet através do link http://www.abnt.org.br/default.asp?resolucao=1024X768

Questões a serem postadas e discutidas no blog.

1. Qual a questão originária do problema das pesquisas copiadas dos livros, internet e outras fontes?
2. Quais as possíveis soluções por parte do professor para evitar os trabalhos “colados” ?
3. Como motivar nossos alunos em sua criatividade e produção científica ?
4. Como nosso aluno pode realizar atividades criativas e científicas de qualidade, diante das limitações e possibilidades que se apresentam na escola pública ?
5. Apresente sugestões de links e softwares educacionais que viabilizam a produção criativa e cientíca de nossos alunos.
6. Apresente suas questões pra´ticas e posturas diante dos trabalhos copiados da internet apresentados por seus alunos.

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