19.9.09

Aluno Virtual

O Novo Aluno:

Grandes são os desafios para iniciar um curso à distância, seja ele virtual ou como era antigamente, por correspondência, pois é preciso ter disciplina.

O advento da internet possibilitou o surgimento de vários cursos á distância através de ambientes de aprendizagens com ferramentas específicas e úteis para um ensino à distãncia (Moodle, E-proinfo, TelEduc, entre muitos outros).

Tive um professor na UERJ (Cláudio Ulpiano) que insistia que um estudante de filosofia, sobretudo precisa ter disciplina.
Disciplina do tempo, disciplina da realização das atividades, disciplina de acesso, disciplina da comunicação, dentre tantas outras, respeitando-se as particularidades e a subjetividade de cada um.
Uma boa sugestão é pensar no “eu preciso” ser mais importante do que o “eu quero”, e o “eu quero” ser mais importante do que o “eu posso”.
Organização do tempo é uma questão pessoal, uma questão de prioridades pessoais. Discordo desses gurus de auto-ajuda, até porque só existe um meio de ganhar dinheiro com auto-ajuda... escrevendo um livro sobre auto-ajuda.
Estabelecer prioridades ajuda muito ... faça da coisa mais importante a coisa mais importante.
Evitar confundir urgente com importante.
O importante é estabelecer uma “organização” individualizada, pois a bagunça de cada um é a sua organização.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Vanderlei,
gostei muito da tua reflexão sobre Aluno virtual, principalmente a clareza com que colocas o precisar, querer e poder.
Um abraço, ucesso!
Louise - Formadora Proinesp