4.9.07

A lógica

Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht
Aula de Filosofia
Prof.Vanderleirosas

I – TEMA:
O nascimento da Lógica

II – Competências e habilidades
O aluno deverá ser capaz de:
1. Conceituar o que é lógica, bem como explicar sua origem no contexto grego.
2. Identificar os elementos da lógica no uso do raciocínio correto.

III – ATITUDE
1. O que é lógica?
1.1. Lógica é a ciência das leis formais do pensamento verdadeiro (Sevons)
1.2. Lógica é a ciência da demonstração (Aristóteles)
1.3. Lógica é a ciência das operações mentais necessárias à estimação de provas (Hamilton)
1.4. Lógica é a ciência que dirige os atos da razão na investigação da verdade (Stuart Mill)
1.5. Lógica é a ciência das leis do pensamento e arte de aplicá-las corretamente e à demonstração da verdade (Karl Jasper)
1.6. Lógica é a arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erros, no ato próprio da razão (Jacques Maritain).

2. O nascimento da lógica
Os Aedos (poetas gregos)
Século VI aC
Heráclito (Lógica da ambigüidade)
Parmênides (Lógica da univocidade)
A verdade pré-platônica
Século IV aC.
Platão
Aristóteles

3. Característica da lógica
3.1. Instrumental – É o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado.
3.2.Formal – Preocupa-se apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem.
3.3. Propedêutica – É o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação ou filosofia.
3.4. Normativa – Fornece princípios, leis, regaras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro.
3.5. Doutrina de prova – Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
3.6. Geral e temporal – As formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do temo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais e imutáveis como a própria razão.

4. O Silogismo
O raciocínio é uma operação do pensamento realizada por meio de juízos lingüísticos e logicamente pelas proposições encadeadas, formando um silogismo. Raciocínio e silogismo são operações mediadas que só conhecemos alguma coisa (conclusão) por meio ou pela mediação de outras coisas. O Silogismo possui três características principais: Mediato, dedutivo e necessário. O Silogismo é constituído por três proposições: A premissa maior, a premissa menor e a conclusão.

5 . Proposição
Uma proposição é constituída por elementos que são seus termos. Aristóteles define os termos ou categorias como aquilo que serve para designar uma coisa. Há dez categorias ou termos: Substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão ou passividade. As categorias ou termos indicam o que uma coisa é ou faz ou como está.
As categorias possuem duas propriedades lógicas: A extensão (conjunto de objetos designados por um termo ou uma categoria) e a compreensão (conjunto de todos os seres que podem ser designados).
Quanto maior a extensão de um termo, menor sua compreensão e quanto maior a compreensão menor a extensão. Essa distinção permite classificar as categorias em três tipos: a) Gênero, b) Espécie e c) Indivíduo.
Na proposição as categorias ou termos são predicados atribuídos a um sujeito. O sujeito (S) é uma substância; os predicados (P) são as propriedades atribuídas ao sujeito; A atribuição ou predicação se faz por meio do verbo de ligação.
A proposição é um discurso declarativo que anuncia ou declara verbalmente o que foi pensado e relacionado pelo juízo.
A proposição reúne ou separa verbalmente o que o juízo reuniu ou separou mentalmente.
Do ponto de vista do sujeito, existem dois tipos de proposições: existencial e predicativa.
Segundo a quantidade e a qualidade as proposições se dividem em: Afirmativas e negativas.
Segundo o ponto de vista da quantidade as proposições se dividem em: Universais, particulares e singulares.
Segundo o ponto de vista da modalidade as proposições podem ser: Necessárias, impossíveis e possíveis.
A proposição está submetida a três princípios lógicos: Identidade, não-contradição e terceiro excluído.
Segundo o ponto de vista da relação, as proposições podem ser classificadas: Contraditórias, contrárias e subalternas.

IV – Atividades de exercido de Lógica
1. Exercício 1 de lógica.
Três casais vivem felizes numa cidade. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada marido (Carlos, Luiz e Paulo) e profissão de cada um (médico, engenheiro e advogado) e o nome de suas respectivas esposas (Lúcia, Patrícia e Maria).
a) O médico é casado com Maria
b) Paulo é advogado
c) Patrícia não é casada com Paulo
d) Carlos não é médico


2. Exercício 2 de lógica
Um detetive, querendo descobrir quem roubou um banco, conversou com cinco suspeitos, todos funcionários do Banco. Eram: Lucinda, Jair, Deodoro, Talita e Marcondes. O detetive anotou três afirmações de cada um deles:
I – Lucinda disse:
a) Eu não roubei o banco;
b) Eu nunca roubei nada em minha vida;
c) Talita é a culpada.
II - Jair disse:
a) Eu não roubei o banco;
) Minha família é rica o suficiente e eu já tenho meu próprio dinheiro;
c) Marcondes sabe quem roubou o banco.
III – Deodoro disse:
a) Eu não roubei o banco;
b) Eu não conhecia Marcondes antes de começar a trabalhar no banco;
c) Talita é a culpada
IV – Talita disse:
a) Eu não sou a culpada;
b) Marcondes roubou o banco.
c) Lucinda está mentindo quando diz que eu roubei o banco;
V – Marcondes disse:
a) Eu não roubei o banco;
b) Jair é o culpado;
c) Deodoro pode depor a meu favor porque ele me conhece desde pequeno.
Mais tarde cada um admitiu que duas de suas afirmações eram verdadeiras e uma era falsa. Como o detetive pode desvendar o crime?
Afinal, quem roubou o banco?


Referência Bibliográfica:
CHAUI, Marilena. Filosofia – Série novo ensino médio/ Ática.

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